Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto


Criada em 1633, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto é uma instituição católica sem fins lucrativos que tem assumido, ao longo da sua história, um relevo fundamental no âmbito religioso e assistencial na cidade do Porto, apresentando hoje, fruto do trabalho e do contributo de gerações de irmãos, uma oferta variada de cuidados médicos no seu hospital e nas suas clínicas externas,, que compreende ainda o acolhimento sénior no seu Lar e na sua Residência, a oferta de alimentação a cidadãos carenciados  e a manutenção de um valiosíssimo património cultural e espaços de culto ao serviço de todos..

O hospital, inaugurado em 1783, e a expansão dos seus serviços clínicos constitui uma referência na prestação de cuidados de saúde e tem, desde o seu início, primado pela qualidade das instalações médicas e cirúrgicas, aliando a experiência à inovação e a um tratamento personalizado e atento a todos os pacientes.

A VOTSFP atua também na divulgação da obra de São Francisco de Assis, de grande impacto na cidade do Porto.

O Museu de São Francisco, aberto durante todo o ano para visitas, é composto pela Igreja Monumento, pela Casa do Despacho e pelo Cemitério Catacumbal.

A Igreja Monumento constitui património mundial da UNESCO, e foi entregue à Ordem em 1839 após a extinção do Convento de São Francisco, a qual tem sido, neste caminho de quase 200 anos, a sua guardiã atenta a um património único.


Missão


Na Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto guiamos a nossa conduta com elevado sentido de responsabilidade e respeito pela dignidade humana.

Nos serviços médicos que prestamos, o nosso principal objetivo é responder às necessidades da comunidade, assegurando um serviço personalizado e de alta qualidade, no qual o respeito por cada paciente como ser irrepetível e pleno de direitos é a prioridade.

Apostamos na inovação tecnológica para a eficácia do diagnóstico e terapêutica e no progresso cultural para um desenvolvimento civilizacional de qualidade.

Os nossos valores-chave são a Humanidade, através do respeito pelos direitos humanos e pelo bem-estar da pessoa, estimulando a confiança e a segurança na qualidade dos serviços prestados; a Cultura, radicada na constante difusão do conhecimento, da arte e da história; e a Responsabilidade Social, através da contribuição para o pleno exercício da cidadania, fortalecendo o desenvolvimento consciente da sociedade.


Corpos Sociais


Mesa Administrativa

 

Provedor – Prof. Doutor Gonçalo Mesquita Silveira de Vasconcelos e Sousa

Vice-Provedor – Sr. Domingos Moreira da Rocha

Secretário – Arq. Roberto Sérgio de Oliveira Leão

Vice-Secretário – Sr. João Paulo Cabral de Faria Lencastre

Tesoureiro – Dr. Filipe Ortigão de Oliveira Soares Vieira

Hospital – Eng. Carlos Manuel Moreira de Almeida Santos

Economato – Sr. Eduardo Maria Lopes Rothes Barbosa

Serviços Farmacêuticos – Sr. Guilherme Vaz Castelo Branco

Comunicação e novos projetos – Dr. João Filipe Barbosa Coelho de Pinho

Cemitério – Sr. José Manuel Porto Cunha Leão

Contencioso, lar e residência – Dr. Pedro Luís Leão Vieira de Castro

 

Mesa da Assembleia Geral

Dr. João Maria Teixeira Leão

Dr. Pedro Manuel Chaves Pereira de Almeida e Sousa

 

Definitório

Frederico João Sousa da Silva

Joaquim António Pinto de Matos Dias

José António Garcia Braga da Cruz

Luís Martins de Menezes de Paiva Brandão

Rui Spratley Pinto da Silva

 

Direção Clínica

Professor Doutor Horácio Costa